Prolar NetImóveis

Adquirir seu lar é um grande passo na vida de qualquer pessoa, e financiar casa pelo banco é uma das opções mais procurada por aqueles que não possuem o valor total do imóvel desejado.

Na Prolar, além de termos a melhor seleção de móveis em Belo Horizonte e região, possuímos também um corpo de corretores altamente qualificados e treinados, que auxiliarão em todas as etapas na compra de sua casa.

O que é o financiamento de casa pelo banco?

De forma simples, o financiamento de pelo banco é um empréstimo voltado somente para a aquisição de um imóvel residencial, podendo ser casa ou apartamento, usado ou novo, ainda na planta ou já construído, entre outras situações. Essa verba também pode ser solicitada para a construção ou reforma.

Esta modalidade é utilizada quando uma pessoa não possui o valor total solicitado por um imóvel que deseja. Assim, recorre à uma instituição financeira, para poder verificar se sua atual situação de renda permite que se adquira o empréstimo para a consequente compra da casa.

De forma geral, esse é o tipo de financiamento com as taxas mais baixas no mercado e tem um prazo bem longo para quitação, de até 35 anos. Além disso, é possível encontrar opções de crédito imobiliário que cobrem até 90% do valor necessário para a aquisição de um imóvel novo, usado, comprado na planta, em construção ou para a reforma de uma propriedade.

Quem pode financiar casa pelo banco?

A princípio, qualquer pessoa acima de 18 anos, que tenha renda suficiente e tenha  CPF regularizado pode financiar casa pelo banco. Porém, por tratar-se de um processo que envolve altos valores, vários pontos são investigados e avaliados.

Normalmente, o pagamento de contas em dia, tanto de serviços essenciais quanto de cartões de crédito, empréstimos e financiamentos auxiliam para que a pessoa seja vista como uma boa pagadora pelos bancos, possibilitando maiores chances de fechar o financiamento imobiliário.

Documentação requerida para financiar casa pelo banco

No primeiro momento, o banco solicitará documentações que comprovem que você tem condições de arcar com o financiamento do imóvel. Normalmente, serão requeridos seu CPF, carteira de identidade e comprovantes de estado civil.

Em relação à renda, caso você trabalhe de carteira assinada, poderá apresentar a mesma, além de contracheque, holerite e declaração de imposto de renda. Se o financiamento for realizado por duas ou mais pessoas, será necessário apresentar toda a documentação das partes envolvidas.

No caso de trabalhadores autônomos, a renda pode ser comprovada através de declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento por trabalhos prestados ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), feita por contador.

Para aqueles que não possuem como comprovar a renda, como trabalhadores rurais, ambulantes, diaristas, barbeiros, cabeleireiros, doceiras, entre outros que não tenham conta em banco, devem preencher uma ficha de cadastro sob orientação do gerente, que irá informar em cada caso quais são os documentos necessários.

Com todos esses dados será feita uma análise cadastral, há uma verificação de nome nos cadastros de inadimplentes (como a Serasa) e outras fontes de consulta a critério de cada instituição. Após todo esse processo, o banco informará se o financiamento poderá ser fechado.

Como financiar uma casa pelo banco: quais são as opções?

O Brasil possui dois principais modelos de financiamento imobiliário: o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

SFH

Este é o mais antigo e foi criado em 1964, juntamente com a instituição da correção monetária, que tornou possível no país o financiamento de longo prazo, algo importante para o mercado habitacional. Os recursos do SFH vêm da caderneta de poupança e do FGTS e ele possui características e limites bem definidos:

  • O valor do imóvel é de até R$ 1,5 milhão;
  • O crédito concedido cobre no máximo 80% do valor do imóvel;
  • As prestações não devem ultrapassar 30% da renda do consumidor;
  • A taxa máxima de juros é de 12%;
  • O imóvel deve constar no cartório de registro, ser residencial e urbano, novo ou usado, mas deve situar-se na mesma região em que o consumidor mora ou trabalha há pelo menos um ano;
  • O imóvel escolhido não pode ter sido comprado com a utilização do FGTS nos três anos anteriores;
  • O consumidor tem a opção de utilizar seu saldo do FGTS para pagar parte do imóvel, desde que seja residencial e o primeiro a ser adquirido;
  • O prazo para quitação é de até 35 anos.

SFI

Em 1997, o governo criou o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) para suprir as carências do SFH. Ou seja, o SFI flexibilizou as regras. Confira as diferenças:

  • Essa modalidade utiliza recursos direcionados por grandes instituições e investidores;
  • O imóvel deve custar acima do teto permitido pelo SFH, isto é, mais de R$ 1,5 milhão e o financiamento pode chegar a 90% do valor total;
  • A taxa de juros é variável;
  • O comprador pode ser tanto pessoa física quanto jurídica;
  • O valor mensal não é limitado por um percentual da renda;
  • Permite financiar imóvel não residencial e, mesmo quem já tem um em seu nome, pode pleitear crédito para comprar outro;
  • É possível utilizar o FGTS para reduzir o saldo devedor do imóvel (também do primeiro a ser adquirido) ou para abater até 80% da prestação em 12 meses;
  • O tempo para pagar o crédito também é de até 35 anos.

Qual o prazo para a liberação de um financiamento de casa pelo banco?

A análise de todas as opções e documentações por parte do banco costuma demorar, em média, 40 dias. Devido a esse prazo, sugerimos sempre que se realize as primeiras consultas antes mesmo de começar a pesquisar uma casa para comprar.

Alguns fatores podem melhorar esse prazo. Um deles é solicitar o financiamento pela instituição bancária que já se tem movimentação, como conta corrente e cartão de crédito. Outra dica, para os trabalhadores autônomos, é regularizar a situação, abrindo seu MEI ou outra forma de CNPJ.

Veja opções incríveis de casa na Prolar

Agora que você já sabe todos os passos para poder financiar uma casa pelo banco, que tal conhecer as opções imperdíveis que a Prolar tem em Belo Horizonte? Com certeza uma das casas irá agradar você e a toda a sua família. Além disso, nossa equipe é altamente especializada no mercado imobiliário, e poderá auxiliar com todas as suas necessidades.

Casas de 2 quartos

Casas de 3 quartos 

Casas de 4 quartos

Casas com piscina

Casas próximas à escolas

Casas próximas ao metrô

Casas próximas à pontos de ônibus

Compre ou venda sua casa com a Prolar!

Procurando a casa dos seus sonhos para comprar? Ou, querendo vender a que já tem? Entre em contato com a Prolar para comprar ou alugar seu imóvel! Somos uma imobiliária com mais de 30 anos de história em Belo Horizonte, atendendo toda a cidade.

Visite um de nossos escritórios e confira tudo o que podemos fazer por você:

  • Unidade Floresta – Rua Dona Maria Ignez, 219 – Floresta
  • Unidade Silveira – Rua Ilacir Pereira Lima, 661, Loja 01 – Silveira 
  • Unidade Mangabeiras – Rua Ramalhete, 475 – Mangabeiras
  • Unidade Castelo – Av. Miguel Perrela, 47, Lojas 03 e 04 – Castelo

 

Entre em contato também via telefone, no número (31) 3303-5555 ou mande sua mensagem pelo whatsapp clicando aqui.